Downloads 

Baixe o material da Plenária AQUI

PROFESSOR ODILON GUEDES  

Orçamento e Finanças Públicas - Click Aqui

Panorama Político do Brasil - A nova conjuntura a partir de 2011 - Click Aqui 

PROFESSOR LUIZ ALBERTO MACHADO 

O Perfil requerido do Trabalhador no Mundo Conteporâneo - Click Aqui 

DRA. IONE MENDES

Sistema Homologonet - Click Aqui  

.......................................................................

2 Plenária da Executiva Estadual

 2ª Plenária da UGT Santa Catarina Destaca Principais Desafios para 2011

 Florianópolis/SC, 24 de Novembro de 2010 

 A 2ª Plenária da UGT Santa Catarina realizada nos dias 22 e 23/11, no SESC Cacupé em Florianópolis/SC, reuniu cerca de 200 participantes entre dirigentes sindicais filiados a central, palestrantes, convidados e companheiros da UGT Paraná e UGT Nacional.

 O primeiro dia foi marcado pelo lançamento do livro e DVD 100 anos de Movimento Sindical no Brasil – Balanço Histórico e Desafios Futuros, pelas palestras “O Movimento Sindical e Orçamento Público” ministrada pelo Professor Odilon Guedes e “O Perfil Requerido do Trabalhador no Mundo Contemporâneo” ministrada pelo Professor Luiz Alberto Machado seguidas de debates sobre os temas abordados.

 No dia 23, a Sra. Ione Mendes do Ministério do Trabalho e Emprego abordou o ”Sistema Homolognet”. Também foi oportunizado aos dirigentes sindicais durante essa manhã, consultas sobre a situação de registro sindical junto ao MTE. Os dirigentes foram atendidos pela Sra. Iaponira Montenegro, Analista de Registro Sindical do Ministério de Trabalho e Emprego que esclareceu dúvidas e informou, na hora, a situação de cada processo.

 A Plenária seguiu com As Macrorregionais apresentando seus relatórios de atividades e a diretoria executiva a proposta de Planejamento Estratégico para 2011/2012, com destaque para os seguintes temas:

Ø  Crescimento com distribuição de renda

Ø  Seguridade social

Ø  Educação

Ø   Habitação

Ø  Valorização do trabalho decente com igualdade e inclusão social

Ø  Geração de postos de trabalho visando o pleno emprego

Ø  Formalização do trabalho

Ø  Jornada de trabalho

Ø  Terceirização

Ø  Sistema público de emprego

Ø  Trabalho infantil e escravo/forçado

Ø  Igualdade de oportunidades e combate à  discriminação

Ø  Saúde e segurança do trabalho

Ø  Reforma tributária

Ø   Sustentabilidade ambiental

Ø  Participação social/popular

Ø  MERCOSUL

Ø  Direito de organização sindical

Ø  Negociação coletiva

 

baseados nos seguintes PRINCÍPIOS:

 

Ø   Trabalho dentro da legalidade

Ø   Respeito pelas diferenças

Ø   Abertura ao diálogo

Ø   Comprometimento com o desenvolvimento sustentável

Ø   Defesa do progresso com o equilíbrio da proteção ambiental

Ø   Defesa irrestrita dos nossos representados

Ø   Oposição ao Neoliberalismo, ao desemprego, aos baixos salários, a fome e a miséria

Ø   Crescimento econômico com distribuição de renda e geração de emprego decente

Ø   Condenar todo processo de exclusão social, cultural, econômico e político

Ø   Erradicação do Trabalho infantil e escravo

 VALORES: sindicalismo Cidadão, Ético, Inovador, Amplo, Democrático e Solidário.

Na seqüência, questões como terceirização, contribuição assistencial, financiamento habitacional para quem ganha um salário mínimo, alfabetização e qualificação de trabalhadores, gênero, saúde, redução da jornada de trabalho, comunicação entre os dirigentes e a central e central com a sociedade, maior participação nas atividades da central, divulgação da logomarca da UGT em todos os sites, boletins etc dos sindicatos filiados, participação em todos os conselhos Municipais, Estaduais e Federais, compromisso com geração de empregos, mobilização para reajuste do Piso Regional de Salários, crescimento e manutenção dos sindicatos filiados junto à central, unicidade sindical, planejamento estratégico por secretarias para 2011, foram temas colocados pelos dirigentes na plenária.

A Diretoria Executiva da UGT Santa Catarina foi enfática ao lembrar a necessidade de união para o fortalecimento da Central.  Segundo Waldemar Shulz Júnior, o Mazinho, Presidente da UGT/SC, “a Plenária cumpriu seu papel. Democraticamente os espaços para sugestões e discussões foram priorizados e repito: a UGT somos todos nós, à Diretoria Executiva cabe o papel de mediar e conduzir o processo de acordo com as necessidades dos companheiros bem como discutir os principais temas que dizem respeito ao mundo do trabalho”.

O Professor Carlos Magno da Silva Bernardo, Secretário Geral da Central, destacou em sua fala: “precisamos colocar princípios acima das personalidades, só assim será possível consenso nos temas mais polêmicos e delicados, só assim construiremos a tão necessária identidade Ugetista. Queremos uma UGT forte, unida, presente nas discussões, contribuindo na construção das políticas públicas, construindo um mundo mais justo pra todos, comprometida com todos os trabalhadores e trabalhadoras desse país. Essa é a nossa luta, esses são nossos desafios e essa Plenária cumpriu seu papel na medida em que vieram à tona tanto nossos pontos fortes como os frágeis que precisamos corrigir e isso será feito por todos nós” concluiu Carlos.

Paulo Cesar Amante

Redação UGT/SC      

   ............................................................................................................

  

 Assista os Vídeos do Relatório 2010 da Ugt SC e o Sapateados e Liderança apresentado na Plenária