2ª Marcha dos Catarinenses reúne milhares de pessoas em Florianópolis

06/07/2011 14:27

A concentração da atividade foi na Assembleia Legislativa, caminhando pelas ruas do centro, parando para um ato Público em frente À Secretaria de Estado da Educação e seguindo para a Praça XV. A Marcha é pautada pelo trabalho decente e políticas públicas e as bandeiras reúnem uma série de reivindicações dos diversos movimentos que integram a Coordenação dos Movimentos Sociais de Santa Catarina 


Diretores e funcionários do Sindicato dos Trabs. Inds. Fiação, Tecelagem e do Vestuários - SITITEV, estiveram presentes na 2ª Marcha dos Catarinenes que aconteceu no dia 30 de Junho em Florianópolis -SC Nem mesmo as baixas temperaturas e a chuva esfriaram a disposição de cerca de 5 mil manifestantes de todas as regiões de Santa Catarina, que marchou pelo centro da capital do estado. 

A Marcha se realiza num momento em que Santa Catarina vive uma greve histórica do magistério estadual, que completa hoje 43 dias. A situação dos professores motivou grande parte das manifestações de solidariedade ao movimento e a aprovação pública de uma Carta ao Governador do Estado, solicitando o diálogo para encerrar a greve com o atendimento das reivindicações dos professores. A pauta da privatização do serviço público estadual, como a Companhia Estadual de Saneamento (Casan) e a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) também foi alvo de críticas e será priorizada nas lutas da CMS no próximo período. 

Na Marcha se destacou a presença de ativistas do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que fizeram manifestações no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), professores da rede estadual em greve, liderado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE), de estudantes e lideranças do movimento estudantil, do Movimento de Atingidos por Barragens (MAB), de movimentos de mulheres, partidos políticos progressistas, além da União Geral dos Trabalhadores (UGT) e a Central de Trabalhadores/as do Brasil (CTB) 

Algumas das bandeiras de lutas:
· Pelo acesso às políticas públicas sem restrição 
· Pelo trabalho decente e contra o trabalho escravo 
· Pela Reforma Agrária 
· Por condições de vida e de trabalho aos agricultores familiares. 
· Pela redução da jornada de trabalho sem redução de trabalho. 
· Por saúde pública de qualidade. 
· Por segurança pública. 
· Por investimentos em saneamento básico. 

** Zeli da Silva **
Presidente do SITITEV

Contato: (47) 3521.2526