INFORME - CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE TRABALHO DECENTE

20/07/2011 14:28

Reunião das Centrais Sindicais, ocorrida no dia 06/06/2011, discutiu a participação do Movimento Sindical Catarinense na Conferência Nacional sobre Trabalho Decente.

A Conferência Nacional irá acontecer nos dias 03 e 04 de maio de 2012. Ao longo de 2011, deverão ocorrer as Conferências Regionais e Estadual.

Em Santa Catarina, a Conferência Estadual sobre Trabalho Decente está prevista para os dias 19 e 20 de outubro de 2011.

A composição da Comissão Estadual, a exemplo da Nacional, será tripartite envolvendo representantes dos Trabalhadores, do Governo e dos Empregadores. O número de representantes será de no máximo 10 por bancada.

Aqui no Estado, as Centrais Sindicais definiram que sejam 02 representantes de cada Entidade: UGT, CUT, Força Sindical, NCST e CTB. A lista com os nomes da bancada dos Trabalhadores será remetida ao representante do Governo Estadual, sob a responsabilidade da Secretaria de Assistência Social, que deverá coordenar as ações.

A comissão se reunirá no próximo dia 14 de junho de 2011 para definir as estratégias e ações a serem realizadas no Estado.

Enquanto UGT, nós temos o dever de participar em todas as atividades, contribuindo efetivamente com temas relevantes para o mundo do trabalho como:

- condições de saúde do trabalhador; condições dignas no local de trabalho; leis de proteção ao trabalhador etc., temas que deverão se abordados e colocados em discussão em todas as instâncias da Conferência.

Lembramos aos companheiros (as) que as discussões terão forte participação patronal e governamental e que cabe a nós fazer a defesa dos interesses da classe trabalhadora.

 

Moacir Pedro Rubini

Sec. de Educação e Qualificação Profissional UGT/SC

 

 

Nicolau Almeida Neto

Sec. de Mobilização e Organização UGT/SC