SINDICALISMO E CIDADANIA

10/05/2011 15:30

 SINDICALISMO E CIDADANIA

Ao contrário do que muita gente imagina o cotidiano do Sindicato em particular e do Movimento Sindical  de modo mais amplo e abrangente é muito dinâmico.

As rotinas de trabalho, o envolvimento e a participação efetiva nas mais diversas atividades em prol dos trabalhadores e trabalhadoras exigem  dos dirigentes sindicais dedicação exclusiva, disponibilidade e muito tempo dedicado as infindáveis demandas do dia a dia somadas ainda a  participação e presença nos espaços de discussão e deliberativos que contribuem na construção de políticas públicas voltadas ao trabalhador e a sociedade em geral.

É necessário que o Sindicato continue lutando por sua categoria, que cumpra com as rotinas legais que são atribuições exclusivas da Entidade, como por exemplo: homologação e negociação coletiva de trabalho, mas é necessário também que o Sindicato vá além, ofereça assistência aos seus filiados, seus associados, a exemplo do que fazem aqui os Sindicatos da cidade de Brusque que oferecem inúmeros benefícios e serviços a toda sociedade com facilidades e vantagens maiores aos associados. Isso é o mínimo que podemos e devemos fazer para contribuir com uma melhor condição de vida para a classe trabalhadora.

Julio Gevaerd, Presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Brusque e Região e Secretário Adjunto do Comércio da UGT Nacional, vem chamando e insistindo com razão para que os dirigentes ligados a UGT/SC e a Central em nível Nacional participem e ocupem espaço nos Fóruns e Conselhos tanto na esfera municipal quanto nas esferas Estadual e Federal.

“Os Fóruns são espaços de discussão importantes que norteiam a formulação das políticas públicas e os Conselhos espaços deliberativos, instâncias de decisão sobre que políticas serão adotadas e como serão implementadas” diz  Júlio. “Precisamos ampliar nossa participação em todos esses espaços, esse talvez seja o principal papel de um bom dirigente sindical no Século XXI.”

Paulo Cesar Sedrez, Coordenador da UGT/SC – Macrorregião Vale do Itajaí afirma  que essa participação é fundamental, “envolver-se nos Fóruns e Conselhos, contribuir na construção de um mundo melhor pra todos e todas é exercício pleno de cidadania, que vai muito além de votar e ser votado.”

Nós da UGT/SC somos muito fortes e unidos em muitos momentos e em muitas ações em benefício de nossas categorias e dos trabalhadores em geral, mas ainda precisamos avançar muito, nossa participação nesses espaços (Fóruns e Conselhos) ainda é muito tímida e pontual.

Precisamos ampliar essa participação, qualificá-la para que não sejamos usados apenas para legitimar e dar legalidade a ações governamentais. Temos que discutir e contribuir de forma incisiva e decisiva nas políticas que beneficiam todos os cidadãos e cidadãs de nosso Município, Estado e País.

Paulo Cesar Amante