Histórico

UGT-SC  União Geral dos Trabalhadores de Santa Catarina, foi fundada em 08 de dezembro de 2007 durante o Congresso Estadual  dos trabalhadores, que reuniu em Lages SC  mais de 90 entidades sindicais de diversas categorias profissionais de todo o Estado. Seu atual preisentende é o Sr. Waldemar Schulze Junior, na  Secretaria  executiva  o Professor  Carlos Magno da Silva Bernardo, na Secretaria de finanças o Sr. Rui Roesener, na Secretaria de Relações Sindicais a Sra. Sônia Maria Goulart Carnevalli.

A UGT-SC  é uma organização sindical constituída para defender os trabalhadores catarinenses, através de um movimento sindical amplo, cidadão, ético, solidário, independente, democrático e inovador.

É resultado da fusão das centrais sindicais: Central Geral dos Trabalhadores (CGT), Social Democracia Sindical (SDS) e Central Autônoma dos Trabalhadores (CAT) e de ampla participação de sindicatos independentes.
A UGT-SC já nasceu como a segunda maior Central Sindical  Estadual e vem contribuir de forma decisiva para as lutas da classe trabalhadora, buscando melhorias salariais e condições de trabalho digno”.

A UGT - SC defende a unidade no sindicalismo e o direito a livre associação e organização visando a construção de um novo projeto social pacífico, justo e democrático centrado no ser humano, capaz de oferecer respostas e propostas aos problemas nacionais

Nossos princípios se opõem ao neoliberalismo, ao desemprego, aos baixos salários, a fome e a miséria. Defendem o crescimento econômico com distribuição de renda e geração de emprego descente, condenam todo processo de exclusão social, cultural, econômico e político.

Propõem a erradicação do trabalho infantil e do trabalho escravo, combatem a corrupção e todas as formas de preconceito, preconizam a ética na política e o trato da coisa pública e defendem a modernização produtiva, o progresso da ciência e da tecnologia a integração soberana e competitiva da economia brasileira a economia mundial e a construção de um meio ambiente saudável e sustentável. Nossa atuação em conjunto com todas as organizações democráticas e progressistas da nação tem como objetivo final a reconstrução da sociedade, através da quebra de paradigmas e da implantação de profundas modificações em favor dos brasileiros e da classe trabalhadora.