Comerciários ganham liminar que impede abertura de supermercados no feriado

11/10/2010 12:11

 O Sindicato dos Comerciários de São Paulo, filiado à UGT, conseguiu liminar na Justiça para impedir a abertura dos supermercados na cidade durante o feriado do Dia da Criança, em 12 de outubro. A entidade informou que a juíza Cleusa Soares de Araújo, da 68ª Vara do Trabalho de São Paulo, acatou seu pedido, e “entendeu como legítima as reivindicações dos comerciários de São Paulo”.

A argumentação do Sindicato é que os trabalhadores estão sem Convenção Coletiva, desde o dia 31 de agosto, por não ter sido fechado um acordo com o sindicato patronal, mas mesmo assim “estão sendo pressionados pelas empresas a trabalharem no feriado do dia 12”. A entidade representa 450 mil trabalhadores na capital paulista.

Acordo - O presidente do Sindicato, Ricardo Patah, explica que os comerciários que trabalham em 90 mil pontos de venda não podem ser obrigados a trabalhar no feriado, “pois de acordo com o artigo 6º da lei federal 10.101, de 2000, o trabalho nesses dias só será admitido caso haja acordo entre patrões e trabalhadores”.

Fonte:
www.ugt.org.br