UGT/SC PRESENTE NO FORUM REGIONAL DE CONSULTA PÚBLICA DAS AÇÕES DE TRABALHO, EMPREGO E RENDA

21/07/2011 16:59

 

Paulo Cesar Amante

Redação da UGT/SC

 

A UGT esteve presente no Fórum Regional de Consulta Pública das Ações de Trabalho, Emprego e Renda que aconteceu no dia 07/07/2011 em Florianópolis/SC.

Com objetivo de discutir e propor ações de trabalho, representantes da UGT/SC, de órgãos governamentais, dos empregadores e dos trabalhadores discutiram e propuseram Políticas Públicas para Geração de Renda e Inclusão Social.

Santa Catarina possui a 2ª maior rotatividade no emprego do país. Em 2010, segundo dados do CAGED tivemos mais de hum milhão de admissões e quase hum milhão de demissões; esses dados demonstram uma altíssima rotatividade no emprego, já que possuímos em torno de 1.800.000 trabalhadores com carteira assinada no Estado.

Estes dados revelam ainda que os novos contratados recebem salários 10% inferiores aos que foram demitidos, portanto, é fundamental que a UGT lute para que o Brasil ratifique a Convenção 158 da OIT que trata sobre a demissão imotivada e que seja regulamentado o parágrafo 4° do artigo 239 da Constituição Federal que trata sobre este tema.

Somos a maior Central Sindical em Santa Catarina, temos a obrigação de propor e defender Políticas de Geração de Empregos e Inclusão Social. Participar ativamente nesses espaços de discussão com propostas e ações eficazes é o desafio que se apresenta a Central para que sejamos reconhecidos verdadeiramente como uma Central Ética, Cidadã e Inovadora.

 

Moacir Pedro Rubini

Sec. Educação e Formação Profissional UGT/SC