PLP 394/08: comissão aprova projeto de regulamentação de moto-táxi

06/06/2011 17:31

A Comissão de Desenvolvimento Urbano aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (1º), o projeto de lei complementar (PLP) 394/08, do deputado José Airton Cirilo (PT-CE).

O texto autoriza os estados a legislar sobre o transporte remunerado de passageiros em motocicletas e motonetas (moto-táxi). Cirilo explica que o projeto visa encerrar as disputas sobre a competência para regulamentar ou mesmo autorizar os serviços de moto-táxi.

"Cada estado terá explicitada sua competência para legislar sobre o tema, podendo fazê-lo da forma considerada como mais apropriada diante da sua realidade. Entendemos que a garantia das condições de segurança na prestação desses serviços, tanto para os passageiros quanto para os condutores, passa por uma necessária regulamentação", afirmou.

O deputado disse ainda que o projeto cria condições para a superação de impasses como o pronunciamento contrário do Supremo Tribunal Federal quanto à constitucionalidade de lei estadual.

Além disso, acrescentou Cirilo "o nosso projeto não interfere na competência dos municípios para autorizar, regular e fiscalizar a atividade de moto-táxi, por se tratar de serviço de interesse local, atribuído a esses entes federativos", esclareceu.

O projeto segue para apreciação das comissões de Viação e Transporte; de Constituição e Justiça e, por último, no plenário da Câmara. (Fonte: DIAP)